VOCE SABIA - DIVERSOS
12.1942 Atol de Wake. Primeira derrota japonesa da guerra. Foi também a única ocasião, em toda a Segunda Guerra Mundial, que um assalto anfíbio foi repelido apenas por metralhadoras e artilharia leve.
.......................................
23.06.44 11ª Airborne Division. Lança, próximo ao final do conflito, em Aparri (norte de Luzon) um batalhão reforçado em uma operação simultânea de pára-quedistas e planadores, bloqueando a retirada do IJArmy através do “Vale do Cagayan”.
Esta foi a única operação com planadores da Guerra do Pacífico.
.......................................
A época de Pearl Harbour o Alto Comando da Marinha Americana era chamado CINCUS (pronuncia-se "sink us" = afunde-nos).
A braçadeira da 5º divisão de Infantaria do Exército AMERICANO era a Suástica,
O trem particular de Hitler chamava-se "Amerika".
Os três nomes foram mudados por fins de relações públicas.
.......................................
Um método Japones para destruir tanques era enterrar um projétil de artilharia com o nariz exposto. Quando um tanque se aproximava, um soldado golpeava o projétil com uma marreta. ("Falta de armas não é desculpa para derrota." - Tenente General Mataguchi).
.......................................
07.12.1941 Pearl Harbour. Dos 441 aviões atacantes nas duas vagas, 29 (nove na primeira vaga e 20 na segunda vaga) foram abatidos e 74 danificados.
Dos abatidos, 15 eram bombardeiros (de nível ou de mergulho), 5 torpedeiros e 9 caças.
Dos que pousaram em retorno nos porta-aviões, 20 encontravam-se irreparáveis.
.......................................
07.12.141 BB USS ARIZONA, ardeu durante 2 dias após o ataque.
.......................................
31.08.45 Rendição da força de submarinos do Japão ocorreu ao Tender de submarinos USS PROTEUS, acompanhado dos seguintes submarinos:
ARCHERFISH (SS-311), PILOTFISH (SS-386), CAVALLA (SS-244), RAZORBACK (SS-394), GATO (SS-212), RUNNER (SS-476), HADDO (SS-255), SEACAT (SS-399), HAKE (SS-256), SEGUNDO (SS-398), MUSKALLUNGE (SS-262) e TIGRONE (SS-419).
.......................................
07.01.1942 Pearl Harbour. Cinco mini-submarinos (classe Ko-hyoteki) foram destacados para entrar no porto para, aproveitando a confusão causada do ataque aéreo, torpedear navios dos EUA. Fotografias recentes, analisadas pelo Instituto Naval dos Estados Unidos, mostram que apenas um deles efetivamente entrou no porto e disparou 1 torpedo, com sucesso, contra o BB USS WEST VIRGINIA. Nenhum deles retornou da missão sendo que os destroços deste que chegou a adentrar a base jamais foram localizados (os destroços dos outros 4 o foram).
Dos 10 tripulantes, 9 morreram. O sobrevivente, Kazuo Sakamaki, foi capturado, tornando-se no primeiro prisioneiro de guerra japones.
.......................................
02.09.45 Assinatura da rendição do Japão. O documento foi inicialmente assinado pelos representantes do Japão e na sequencia pelos representantes dos USA, (Gen. Douglas MacArthur e o Alm. Chester Nimitz), pela República Popular da China (Gen. Hsu Yung-Ch'ang), Reino Unido (Alm. Sir Bruce Fraser), URSS (Gen. Kuzma Derevyanko ), Austrália (General Sir Thomas Blamey), Canadá (Coronel Lawrence Moore Cosgrave), Governo Provisório da República Francesa (General Philippe Leclerc de Hautecloque ), Países Baixos (Almirante C.E.L. Helfrich) e Nova Zelândia (Air Vice-Marechal Leonard M. Isitt).