top of page

Ataques aéreos ao continente dos EUA

 

  • Lookout Air Raid”

                                                            

A campanha denominada "Lookout Air Raid" iniciou-se em 9 de setembro de 1942, quando partindo do submarino I 25, uma aeronave Yokosuka E14Y (piloto Nabuo Fujita e tripulante Shoji Okuda) atacando o Mont Emily (Oregon) com 2 bombas incendiárias de 80 Kg, cada.

 

A missão era o  inicio de uma campanha sistemática com o objetivo tático de  provocar incêndios em áreas florestais e o objetivo estratégico da manutenção da costa oeste dos EUA sob permanente estado de alerta, retendo assim recursos humanos e materiais que poderiam estar sendo utilizados de outra forma no esforço de guerra.

 

Devido a ausência de danos ou repercussões ao ataque, a campanha prevista foi cancelada após esta única missão. No retorno ao Japão o I-25  indevidamente  identificou como sendo da USNavy o submarino Sovietico ” L- 16” (a caminho do Canal do Panamá) afundando-o, em 11 de setembro de 1942, ainda próximo aos EUA.  Este incidente foi mantido em segredo por parte da URSS pois os Países, a época, mantinham um “Pacto de Não Agressão”.

 

  • Os balões Japoneses.

 

Sob o comando do Gen. Kusaba, a partir de 1 de novembro de 1944 o Japão lançou mais de 9 mil balões que, levados pelas correntes de ar situadas na faixa de 10 mil metros de altura, eram destinados a atingir os EUA. Os balões tinham 10 metros de circunferência levando 4 bombas de 15 kilos, sendo uma incendiaria.

 

O controle dos mesmos era exercido por meio de barômetro, que deixava cair lastro quando descia a uma altitude inferior a 9 mil metros ou soltava gás hidrogênio, quando superava 10 mil metros. O sistema ainda permitia o lançamento das bombas apenas após o ultimo saco de lastro ser liberado.

 

Uma das medidas para diminuir o perigo de incendio florestal, foi destacar o 555 Batalhão de paraquedistas (BIP), como bombeiros aéreos atuando com o Serviço Nacional de Parques (formatando o atual Corpo de “Smokejumper”). Este batalhão fez 36 saltos operacionais (gerando mais de 1.200 saltos individuais) para atender a incêndios florestais.

 

Os resultados da campanha foram insignificantes pois a ameaça principal (incêndios florestais) foi eliminado naturalmente pois a época da operação era inverno, com as florestas cobertas de neve. Se a campanha tivesse persistido no período de seca, a partir de março, os danos florestais seriam maiores.

 

 As únicas baixas registradas foram de uma mulher e cinco crianças que encontraram e acionaram uma das bombas.

 

A censura imposta por parte dos EUA a campanha de balões foi eficiente já que esta foi cancelada sob o argumento, japonês, de que os balões não estavam atingindo os EUA, devido a ausência de noticias sobre os mesmos em jornais.

bottom of page