Ilhas Aleutas - Batalha da Ilhas Komandorski
26 de março 1943, os americanos estavam cientes de um comboio para reabastecimento as guarnições japonesas nas ilhas Aleutas.
A Marinha dos EUA enviou a região uma força naval composta por quatro destroier, um cruzador leve (Richmond) e um cruzador pesado (Salt Lake City) para intercepta-lo.
Na escolta do comboio estavam os cruzador pesado Maya e Nachi, dois cruzador leve (Tama e Abukuma) e quatro destroier.
Na manhã do dia 27, o comboio foi interceptado pelos navios americanos, dando origem ao confronto inconclusivo. O “Salt Lake City” foi duramente atingido sofrendo avarias diversas por fogo de artilharia e de torpedos, porem ao final da batalha o comboio foi obrigado a retirar-se, sem completar sua missão de abastecimento.
Como o local da batalha era remoto as frotas não possuiam poio submarino ou aéreo a batalha foi um exclusivo duelo de forças de superficie.
CONSEQUENCIAS
Apesar da batalha ter sido inconclusiva e sem grande volume de perdas, a mesma acrescentou motivos que finalmente levaram a decisão da retirada das forças niponicas das Aleutas pois a manutenção da área estava cada vez mais exigindo dos já escassos recursos niponicos, pois ao proximo comboio foi atribuida uma pesada escolra que incluia até um porta-aviões.


